A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

A tecnologia 5G pode levar o mercado imobiliário para uma nova dimensão

Notícia

A tecnologia 5G pode levar o mercado imobiliário para uma nova dimensão

19/09/2018

Fora de alguns círculos, os benefícios e a amplitude da nova rede ainda não são compreendidos

Estamos no limiar de uma revolução tecnológica com o uso de uma nova rede de conexão móvel sem fio, que deverá amplificar consideravelmente a conexão entre bilhões de dispositivos eletrônicos. Isso pode mudar de forma impactante aquilo que fazemos e como fazemos. Essa rede chama-se 5G.

Fora de alguns círculos focados na tecnologia, os benefícios e a amplitude da rede 5G não são exatamente compreendidos. Ao contrário de suas predecessoras 3G e 4G, a tecnologia 5G é uma mudança de paradigma tecnológico, semelhante à evolução da máquina de escrever para o computador.

A rede 5G terá capacidade e velocidade muitas vezes superiores àquelas da atual 4G. Consumirá 90% menos energia, aumentando em muito o tempo de operação das baterias dos dispositivos remotos. Além disso, diminuirá em mais de 15 vezes o tempo que um pacote de dados leva para ser transmitido entre dois pontos. Com ela será possível, por exemplo, baixar um filme de longa-metragem inteiro em apenas um segundo.

De acordo com especialistas, a rede 5G se tornará a estrutura subjacente de todo um ecossistema de sensores e dispositivos inteligentes totalmente conectados, capazes de reformular políticas econômicas e de negócios.

No que diz respeito ao nosso futuro, em um ambiente inteiramente envolvido com a IoT (internet das coisas), a 5G ampliará a experiência humana à medida que permitirá a conexão virtual com tudo. Até 2020, os analistas estimam que mais de 20 bilhões de dispositivos IoT serão instalados em todo o mundo, gerando enormes quantidades de dados. Com acesso a esse tipo de informação, indústrias de todos os tipos poderão chegar a novos níveis de eficiência e desempenho.

Não será diferente no mercado imobiliário. A tecnologia utilizada nos modelos de marketing do setor avançará muito além do estágio atual. Por exemplo, em função da capacidade de banda larga da tecnologia 5G, os tours virtuais que estão sendo amplamente utilizados no mercado poderão ser substituídos por sistemas de realidade virtual, com capacidade de serem acessados facilmente por celulares dos clientes em potencial.

As redes móveis de quinta geração irão alavancar de forma notável a tecnologia dos edifícios inteligentes. As possibilidades são enormes e a conexão dos equipamentos domésticos entre si e com a internet, com esse nível de velocidade de transmissão de dados, nos remeterá a uma nova realidade.

A comunicação entre o homem e a máquina avançará além de qualquer formato visto antes, com a possibilidade de, virtualmente, toda coisa imaginável ser automatizada. Os agentes imobiliários precisarão entender com maior profundidade como isso funciona.

Os dados poderão ser transportados de forma imediata e, quando se tratar de contratos e financiamentos, a indústria imobiliária será mudada para sempre. Os atuais contratos inteligentes com a tecnologia blockchain são muito mais rápidos e, com o advento da tecnologia 5G, ficarão disponíveis, em breve, em celulares.

As antenas para a rede 5G serão muito menores em comparação com as das redes móveis atuais, e poderão ser montadas em residências de forma pulverizada, ao invés de estarem em pontos elevados das cidades. Isso significa que o rentável negócio de alugar espaço no topo de edifícios para torres de celulares deve terminar.

Conectar o 5G a dispositivos de residências e empresas será muito menos dispendioso do que as conexões padrão. O tempo dirá que outros tipos de mudanças inovadoras ocorrerão no setor imobiliário em função disso.

É certo, contudo, que esse desenvolvimento tecnológico sem precedentes vai gerar crescimento em todos os setores, e poderá levar a operação do mercado imobiliário para uma dimensão não vislumbrada até agora.

Fonte: Claudio Bernardes para Folha

Mais notícias