Notícia
Antes da mudança, veja dicas para avaliar as condições dos imóveis do MCMV
19/06/2017

Para ampliar o atendimento do MCMV a CEF criou, em março de 2013, o programa “De Olho na Qualidade”
Realizou o sonho de ter a casa própria? A emoção é muita, mas também é o momento de ter atenção e avaliar bem as condições de seu imóvel, conferindo se tudo foi entregue conforme o combinado. Com medidas para ampliar o atendimento aos consumidores do "Minha Casa Minha Vida" (MCMV) a Caixa Econômica Federal (CEF) criou, em março de 2013, o programa “De Olho na Qualidade”.
Pelo canal, os consumidores podem registrar elogios, dúvidas, reclamações ou denúncias. O telefone é 0800.721.6268 e a ligação é gratuita. Uma das metas do programa é deixar o beneficiário mais satisfeito com seu imóvel. Caso ele tenha algum problema com sua residência, inclusive com vícios de construção, pode recorrer à Caixa, que encaminha a reclamação para os responsáveis e efetua o acompanhamento até o final do atendimento.
Veja abaixo uma lista com os itens que você deve observar na vistoria de entrega do seu apartamento.
Já conferiu a estrutura?
Verifique se existem rachaduras nas paredes, no piso e no teto. Veja se os peitoris, soleiras e filetes estão quebrados ou trincados e se têm caimento para o lado de fora. Olhe os vidros e confira se algum está solto, trincado ou quebrado e se o imóvel foi entregue limpo.
Não esqueça da parte elétrica
Segundo a Caixa, o consumidor deve ficar atento se as tomadas, os interruptores e o quadro de disjuntores estão corretamente fixados na superfície da parede e se a porta do quadro abre e fecha perfeitamente. Confira também se os circuitos (iluminação, chuveiro e tomadas) estão identificados no quadro de disjuntores. Após a ligação da energia, ligue lâmpadas, interruptores e tomadas e veja se tudo funciona.
Atenção nas instalações de água
Veja se vaso sanitário, a pia, o tanque e a bancada da cozinha estão firmes, bem assentados e se não estão manchados, trincados ou quebrados. É legal sempre fazer um teste para ver se a água sai limpa das torneiras e até no vaso sanitário. Outra dica é ligar as torneiras para verificar vazamentos nos registros, torneiras e sifões. E não esqueça de verificar o acabamento dos registros e torneiras. Isso também é importante.
Observe portas e janelas
Cheque o funcionamento das fechaduras e dos trincos, se a maçaneta gira com facilidade e se a tranca da janela fecha totalmente. Manualmente, veja se as portas e janelas funcionam bem, se não estão empenadas ou apresentam frestas e se abrem e fecham sem trancar ou raspar no piso.
Verifique as instalações de esgoto
Observe se as tampas das caixas de passagem e de gordura estão bem assentadas, sem quebras ou trincas. Não deixe de Verificar se existe mau cheiro nos banheiros ou cozinha provenientes dos ralos.
Parte externa e cobertura
Veja se existem telhas soltas, trincadas ou quebradas, deformações no telhado (desalinhado, empenado, corroído ou com sinais de caruncho ou cupins) e marcas de goteira no forro ou laje. Atenção também se as calhas e rufos estão bem fixados. Nas calçadas de proteção e de acesso ao imóvel, olhe se há trechos soltos, trincados ou quebrados.
Avalie as paredes, piso e teto
Fique atento para imóveis adquiridos pelas famílias indicadas pela prefeitura, pertencentes ao faixa de renda 1 (Fundo de Arrendamento Residencial), pois é obrigatória a presença de piso. Veja se as cerâmicas ou azulejos não estão soltos, trincados ou quebrados e se a pintura não apresenta falhas de acabamento. Confira também se existem falhas de preenchimento no rejunte de pisos e azulejos e se há presença de umidade, mofo ou sinal de infiltração.
Fonte: Extra
Mais notícias

Covid-19 aumenta busca por imóveis com quintal ou varanda
Interesse por imóveis rurais aumentou 310%, segundo a Imovelweb