A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Inovações ampliam a participação de mulheres na construção civil

Notícia

Inovações ampliam a participação de mulheres na construção civil

20/11/2017

Com processos mais modernos e menos braçais, aumenta o número de mulheres na construção civil

As mulheres estão cada vez mais presentes na construção civil mineira. De acordo com levantamento do Sindicato da Indústria da Construção de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2015, existem aproximadamente 27 mil trabalhadoras no setor. Com isso, a participação feminina em relação ao total de empregados do segmento é de 10% no mesmo período. Além do aumento da oferta de empregos, que tem atraído a mão de obra masculina para outros setores, a modernização da construção civil também ajuda a explicar a "invasão" feminina aos canteiros de obras.

Graças ao surgimento de novas formas de construir, o trabalho braçal tem sido substituído por processos mais industriais e tecnológicos, abrindo mais espaço para o "sexo frágil".

A Precon Engenharia é um exemplo disso. Hoje, na empresa, em torno de 30% do seu quadro de funcionários é de mulheres, com destaque especial para a linha de produção da Fábrica. Isso se dá devido ao processo produtivo ser mais rápido, ergonômico, não demandar muita força física e pelas mulheres serem mais cuidadosas e atenciosas, o que aumenta a qualidade do produto. Além disso, a empresa busca sempre por melhorias das condições de trabalho para conseguir incluir cada vez mais mulheres na sua equipe.

Uma das mulheres que se destaca na empresa é a Welzeli Lana de Souza, que trabalha há cinco anos na Precon Engenharia como auxiliar de produção e hoje é lider de produção de fábrica, respondendo por uma equipe de mais de 50 pessoas, onde 18 delas são mulheres.

O mundo corporativo muda com o tempo, e uma das marcas mais significativas disso é o aumento da participação feminina no mercado. A sociedade patriarcal, juntamente com o estereótipo de família predominante até meados dos anos 50, com mãe dona de casa e pai provedor, contribuiu para a ausência da mulher no mercado de trabalho formal por décadas. A inserção do sexo feminino nas indústrias e empresas foi gradativa, e ocorreu principalmente pela condição econômica desfavorável do pós-guerra em todo o mundo.

O tempo passou, e hoje em dia elas não somente estão presentes no mercado de trabalho, como ocupam cargos tradicionalmente masculinos. Ainda há muito preconceito, mas as mulheres estão conseguindo se inserir e se destacar em áreas antes pouco povoadas pelo sexo feminino.

Fonte: Terra

Mais notícias