A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Saiba como aproveitar prateleiras para decorar a casa de forma funcional ou decorativa

Notícia

Saiba como aproveitar prateleiras para decorar a casa de forma funcional ou decorativa

20/06/2018

Versáteis, elas podem ser usadas da sala ao banheiro

Antes usada de forma mais funcional, seja para guardar livros ou objetos dentro de armários, a prateleira vem ganhando destaque em nova função: além de ser funcional, virou item de decoração para salas, quartos, banheiros e cozinhas.

“É um elemento bem versátil, que pode ser usado em qualquer ambiente da casa e de diferentes formas e materiais”, afirma a designer de interiores Adenilde Fernandes. A peça, acrescenta ela, pode ser também uma boa saída para conseguir disfarçar algum traço arquitetônico da casa ou para aproveitar um espaço que antes não era utilizado.

"Já tive um projeto em que aproveitamos uma viga que ficava no meio da sala e instalamos uma prateleira ali com alguns itens de decoração. Dessa forma, tirou aquele peso visual que a viga exercia no cômodo." Ela complementa que é um item que não custa caro e que pode mudar a cara do ambiente. "Hoje, você pode também usá-lo como suporte de quadros, plantas e outros objetos."

Segunda Adenilde, uma das tendências atuais é utilizar a prateleira de forma mais rústica, feita de madeira e com suporte de ferro, por exemplo. É um pouco nesta linha que segue o trabalho do casal Guilherme Gomes Glir e Renata Strapasson. Publicitários por formação, os dois começaram a fazer objetos de decoração para a própria casa e se apaixonaram pela marcenaria.

O hobby virou a loja Canário Handmade, em que as prateleiras de madeira são um dos destaques. “Muitos dos nossos projetos são pensados com os clientes, pesquisando referências na internet e testando. O segredo é não ter medo ou vergonha de errar e deixar a criatividade fluir", diz Glir.

Assim, surgiu um dos projetos deles: a parede de uma sala decorada com oito prateleiras de pínus [tipo de madeira] envernizadas, suspensas por cabos de aço com 5 mm de espessura.

OUTROS LOCAIS

A cozinha é outro espaço em que a utilização das prateleiras tem chamado a atenção. Exemplo disso é o projeto das arquitetas Gabriela Lorufa e Larissa Silva, apresentado na mostra de decoração Casacor, que fica em cartaz em São Paulo até 29 de julho.

"Nós optamos pelo uso das prateleiras para dar ideia de um espaço mais amplo e flexível, ou seja, se a pessoa quiser mudar os objetos que estão ali ou incluir um novo, ela tem essa liberdade. Não é algo rígido", revela Larissa.

Ela acrescenta que, a princípio, o projeto foi pensado com armários fechados. "Mas, durante o processo de execução, percebemos que deixar a prateleira e os objetos dali aparentes seria uma forma de conversar melhor com a própria ideia da casa, que tem essa proposta de ser sustentável." O uso de plantas nas prateleiras mais altas também teve esse foco.

Prateleiras suspensas - Casa - DaHora 27/05/2018
Projeto de casa sustentável apresentado na Casacor tem cozinha com destaque para as prateleiras - Divulgação/Casacor

Por fim, os arquitetos e designers de interiores indicam usar a criatividade. Quem não tem muito espaço em casa, por exemplo, pode instalar algumas prateleiras em um corredor ou na entrada e colocar bebidas, improvisando um pequeno bar. Em quartos, banheiros, escritórios e varandas, a peça também pode exercer as duas funções: funcional e decorativa.

A recomendação dos profissionais é só prestar a atenção na harmonia do espaço e ousar. “Não tem errado ou fora de moda, mas o que o morador gosta”, conclui Guilherme Gril, da Canário Handmade.


FAÇA VOCÊ MESMO

Não é difícil instalar a sua prateleira. Veja algumas dicas:

1 -  Comece  com uma proposta mais simples. Pode ser apenas uma prateleira de madeira em um corredor ou no banheiro
2-  Pesquise referências em sites e revistas
3 -  Procure comprar a prateleira em lojas de construção, que costumam já apresentar uma peça finalizada
4 - Se comprar a peça em uma marcenaria, será necessário lixá-la
5 - Para um melhor acabamento, passe verniz na madeira. Se ela for ficar em área externa, passe o verniz marítimo (adequado para suportar chuva)
6 - Escolha o tipo de suporte com que vai prendê-la na parede. Há desde modelos básicos até alguns mais enfeitados e estilizados
7 -  Use a criatividade e não tenha medo ou vergonha de errar

Fonte: F5

Mais notícias