A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Site de permuta aquece mercado com troca de imóveis

Notícia

Site de permuta aquece mercado com troca de imóveis

20/01/2018

Há três meses no ar, portal imobiliário facilita negociação de proprietários e profissionais

O arquiteto Pablo Rodrigues anunciou durante um ano um apartamento que queria vender no Recreio, no Rio. Nenhum comprador interessado surgiu. A situação fez com que ele pensasse em outra alternativa para fazer negócio: o plano B era a permuta, mas, ao procurar por ofertas desse tipo de serviço, ele, mais uma vez, nada encontrou. Assim nasceu a ideia de desenvolver uma ferramenta para explorar este nicho do mercado. Ao lado de três sócios, Rodrigues fundou o site permutando.com, especializado na prática de troca de imóveis.

O portal funciona como um aplicativo de relacionamentos, mas de perfil imobiliário. Não há cobrança para se cadastrar, por enquanto. Após se inscrever no site, o proprietário anuncia as características de seu imóvel e o que deseja obter em troca. Outro faz o mesmo, e quando os interesses se completam, os dois anúncios são apresentados para os perfis que combinam. Cabe a cada membro aceitar a oferta ou não. Caso a resposta dos dois seja positiva, eles são conectados e passam a negociar. Caso contrário, nenhuma informação extra é divulgada sobre imóveis e proprietários. Os usuários do site também podem fazer buscas independentes pelo portal, e a funcionalidade é a mesma.

— Percebi que não existia nada que se adequasse à minha necessidade de maneira simples. Até encontrei um site onde as pessoas podiam trocar sacos de batatas por móveis, por exemplo, mas nada do mercado imobiliário. Foi aí que conversei com meu amigo Christian Bernard. Pedi que ele também fizesse a pesquisa, e o resultado foi o mesmo que o meu — relata o arquiteto.

Bernard lembra que eles não inventaram a permuta:

— É uma atividade que existe desde o início da vida em sociedade, mas a transformamos em algo concentrado. Também nos preocupamos com a privacidade. Os outros cadastrados não podem saber mais do que o necessário. E não é obrigatório o envolvimento de terceiros, porém aconselhamos ter um acompanhamento de um especialista, como um corretor, um advogado ou intermediário. No site você pode encontrar a sua “metade da laranja” do mercado imobiliário.

Na sociedade também estão o programador Marcos Woody e o engenheiro Rogério Marconi. O site já apresenta 3.500 ofertas espalhadas em 21 estados do país. Mais de 700 negociações são debatidas atualmente, o que significa R$ 172 milhões em movimentação, de acordo com os sócios.

Uma dessas negociações é feita pela empresária Camila Corrêa, que deseja permutar um apartamento que tem em São Paulo por um em Niterói. Ela conta que estava há três anos tentando vender o imóvel e em três meses de cadastro no portal recebeu duas propostas:

— A troca para mim é muito válida. O dono do apartamento em Niterói recebeu proposta para morar em São Paulo e eu, que era de lá, quero um apartamento em Niterói.

Fonte: O Globo

Mais notícias